Portal Mep Sites - Rede Mep Host de SitesDownloads de softwares do Grupo Mep ProduçõesExplorando e Aprendendo - Dicas de informática, Windows, downloads, sites...Leitura e publicação gratuita de poesiasSou Balada! O seu blog de música eletrônica!ITM Networks - Hospedagem de Sites e registro de Domínios, parcerias com webmasters (ganhe $)Guia do Hardware.net: A sua fonte de informação! Textos, tutoriais, hardware, redes, Linux...OBanner - Divulgue seu site em outros com troca de banners! Opção de ratio 1:1, mural de recados, visitantes on line, muitos recursos grátis!© MepHost.com
Home
 
publicidade
 
Página InicialProgramas PagosMep SitesContato




Nota de instalação do Mep Texto 5
Se você possui alguma versão anterior a 2.0 beta 8, desinstale-a antes de instalar esta. O Mep Texto 5 pode ser instalado por cima das versões 2.0 beta 8, 9, 10, 3.x ou 4.x beta, o programa será atualizado automaticamente, exceto no Mep Texto 4 RC1, que é instalado separadamente (mas poderá nem ser finalizado e publicado, visto que o 5 está aí e é muito melhor). A instalação é muito fácil e rápida. Se você não possui direitos administrativos no computador, ele não será associado aos arquivos de texto, mas funcionará normalmente pelo menu Iniciar > Programas > Mep Texto.

 Mep Texto 5 - com abas, com temas!

Mep Texto 6 beta 1: Open e Unicode
Acabaram de sair do forno novas representantes do Mep Texto, um dos melhores (senão o melhor) editor de textos puro para Windows. O Mep Texto 6 virá em 3 edições: Open (open source), Unicode e Mobile. Com lançamento da versão final previsto para o início de 2008, duas betas foram liberadas no final de outubro: uma da versão Open, que salva em ANSI, e uma edição nova, em Unicode. A versão em Unicode é boa para quem mantém o Windows e Linux instalados, e precisa abrir constantemente arquivos de texto puro nos dois sistemas. Leia mais e baixe aqui!!!

O Mep Texto 5 está mais rápido e estável do que nunca. Agora a idéia é rodá-lo tanto no Windows como no Linux (usando o Wine). Recursos espetaculares permanecem com mais estabilidade, como o backup paranóia (nunca mais perda seus arquivos digitados!), inserção rápida de frases e textos (tecle F9), coloração de sintaxe para diversas linguagens, salvamento automático, etc.


Clique aqui para baixar
Versão 5.0 beta 3a (1,84 MB)
ao abrir o link acima, clique em "Download", à direita da tela

Veja a tela do Mep Texto 5:

O projeto do Mep Texto 4, com skins aplicados pelo SuiPack, provavelmente não será concluído. O Mep Texto 5, codenomeado de "Tonight", iniciou a versão MDI, podendo abrir vários arquivos dentro da mesma janela. Em vez de "painéis virtuais", ficam novas áreas de edição, com arquivos independentes. Ele iria ficar sem os temas visuais, mas estamos testando e analisando a possibilidade de ficar com o VclSkin, tecnicamente mais prático que o SuiPack. O VclSkin é mais fácil de ser aplicado e permite que os skins sejam desativados, coisa que não era possível com o SuiPack. Assim, para quem não quiser os temas, o Mep Texto 5 seguirá o estilo de janelas do sistema do usuário.

Principais modificações com relação à versão 3:

  • Em vez de SDI, agora ele é MDI, "Multiple Document Interface". Ou seja: ele permite abrir vários arquivos dentro da mesma janela, em "abas". Atualmente existem botões, mas a idéia é substitui-los por abas, no futuro.

  • Novos skins, mais firmes e consistentes. As janelas "Abrir", "Salvar" e outras seguirão o estilo do tema aplicado também.

  • Barra de ferramentas estilo "Office 2003" melhorada, agora as cores serão melhor apresentadas, e está mais leve a atualização. Antes, ao aplicar o estilo "Office 2003", as barras piscavam várias vezes ao serem desenhadas, nos computadores mais lentos. Isso ficou mais leve, e ao mesmo tempo, muito mais bonito; o efeito negativo das piscadas praticamente desapareceu, então o estilo "Office 2003" agora é o padrão. Você obtém melhores resultados visuais no Windows XP com temas diferentes do estilo clássico do Windows.

  • Alguns itens do menu "Configurar" foram reagrupados num novo menu, "Exibir", ao lado do "Editar". Além da tradicional posição, fica melhor com essas opções centralizadas.

  • Removidos os recursos de exibição em tela cheia e o "ficar por cima das janelas", por alguns problemas de compatibilidade encontrados com os skins e/ou com o ambiente MDI. Estamos trabalhando para recolocar estas funcionalidades.

  • Foi removido o recurso "Auto-correção". Ele consumia memória demais. Para um software com os objetivos do Mep Texto, ainda mais sendo um editor de textos puro, não é viável isso. Além do que ele vinha vazio, sem um banco de palavras.

  • Permanece (e sempre permanecerá) a inserção de textos rápidos, experimente teclar F9 na tela do Mep Texto (ou CTRL + Espaço). Esse recurso substituiu de maneira muito boa o "Auto-Texto", presente nas versões iniciais (1 e 2).

  • Adicionado um item "Ir para", com as opções "começo do texto", "meio do texto" e "fim do texto", no menu pop-up. Isso agiliza a ida a esses pontos em arquivos grandes. Sugestão aplicada da Camila!

  • Os marcadores estão mais inteligentes, como seria aplicado no Mep Texto 4: são mostrados quais estão marcados, em uso, e há a possibilidade de limpar todos. Isso serve para marcar locais no texto e voltar a eles rapidamente.

  • Linkagem de URLs: links para páginas da web, endereços FTP ou de e-mail serão destacados com o sublinhado, e na cor azul. Um clique e o link será aberto! Esse recurso é ativado por padrão apenas quando nenhum destaque de sintaxe estiver aplicado, senão a atualização ficaria lenta, mesmo em computadores mais recentes (o que dizer então dos antigos).

  • Linha de comando, dentro do editor. Ative-a pelo menu "Exibir". Você pode executar comandos com parâmetros, ideal para desenvolvedores. Sugestão aplicada do Aurino, dada na comunidade do Mep Texto no orkut.

  • A ajuda está sendo reescrita, e provavelmente será externa ao editor (no formato ".chm", da Ajuda em HTML do Windows). Por enquanto, ela não está disponível.

Apesar de estar em beta, o editor está relativamente estável, você não corre o risco de perder arquivos ou textos com ele (além do que ele mantém ainda o backup paranóia, claro). Os maiores inconvenientes, que não são "maiores", é que algumas opções só serão aplicadas corretamente após reiniciar o Mep Texto, especialmente no que se refere às cores da tela e dos temas. Basta fechar e reabrir o programa.

Dá para rodá-no no Linux? Dá sim!
Ele é declaradamente incompatível com o Windows 95 e NT 4.0. Está sendo desenvolvido sob Windows XP, e amplamente testado no Windows 2000. Um item interessante é que ele pode ser usado no Linux, sob o Wine. Para informações sobre como ajustá-lo e corrigir problemas no Linux, consulte:
- Rodando o Mep Texto no Linux
- Tutorial do Wine, para rodar programas for Windows no Linux
Se você tiver problemas, experimente desativar os temas, ou então continue com a versão anterior.

O kernel do Mep Texto 5 é baseado no do Mep Texto 3, não no 4. As grandes mudanças do 4 foram os skins mesmo. É bom saber que os temas do Mep Texto 4 são incompatíveis com o 5, pois o componente de gerenciamento de temas de terceiros, é outro. Mas ao instalar o 5, alguns novos temas estarão disponíveis. Você pode trocá-los pelo menu "Configurar > Tema Visual".

Mep Texto no orkut
Se você usa o Mep Texto e gostou dele, tem sugestões ou então se enfrenta problemas, gostaríamos que você entrasse na comunidade 'Eu uso o Mep Texto' no
orkut! Eis o endereço da comu:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3752082


MEP TEXTO
Versão: 5.0 beta 3a
2007-05-20
Distribuição: Gratuito
Tam. (zip): 1,84 Mb
Windows 98/Me ou superior.
Linux com Wine 0.9.25-1 ou superior.
Recomendado Windows 2000/XP.

PÚBLICO ALVO
Usuários do Bloco de notas (notepad) em geral. Pessoas que lidam com arquivos de texto puro, html, javascript, asp ou outro tipo de linguagem para páginas da web. Recursos e atalhos fáceis para o trabalho com HTML.

orkut
Participe da comunidade 'Eu uso o Mep Texto' no orkut! Clique aqui para entrar ou pesquise por 'Mep Texto' no orkut.

 

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

 

   
   
Página InicialProgramas PagosPolítica de UsoMep SitesContato
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Baixe e leia a revista técnica do Guia do Hardware! 100% digital, 100% gratuita!
Copyright © 1986-2007 Mep Produções - Todos os direitos reservados
Mep Produções é acrônimo de Marcos Elias Picão Produções
www.mephost.com - www.mepsites.cjb.net - www.grupomep.rg3.net