Uma forma muito prática de dar nome a todas as suas fotos!

Freeware para Windows e Linux, shareware para Mac
Se você tira muitas fotos deve estar rodeado de arquivos com nomes numéricos, sem sentido, não é mesmo? DSC001, SDC002, DSCF003... Para encontrar facilmente suas fotos é bom que elas tenham um nome próprio, facilitando a identificação. Mas renomear uma por uma dá uma preguiça, não é mesmo?

Parte dessa preguiça se dá pela quantidade de cliques necessários para renomeá-las. Com o nosso renomeador isso já era. É claro que você terá algum trabalho, mas seu trabalho será basicamente dar o nome pra foto e teclar ENTER, e a seguir, já digitará o nome da próxima foto!

Mep Renomeador de Fotos


O Renomeador de Fotos é muito prático. Imagine a seguinte situação: um admirador de ônibus tira muitas fotos, mas gosta de guardar as fotos organizadas pelo prefixo (número) do ônibus. Cada ônibus tem um número único, só que podem existir várias fotos de um mesmo ônibus - de outro ângulo ou até mesmo outra data!

Se você fosse renomear manualmente da forma tradicional, precisaria se preocupar com os números, sem substituir as fotos. O nosso Renomeador de Fotos coloca um número sequencial automaticamente ao final do que você digitar. Por exemplo, temos uma foto de nome 2_2008 (prefixo de um ônibus). Ao renomear a próxima dele você digitaria apenas 2_2008, e o programa adicionaria _1 no final do nome! Não importa se seria a primeira ou a centésima, toda vez que aparecesse no programa o 2 2008, você digitaria 2 2008 (ou 2_2008) e o programa se encarregaria de colocar o número e a extensão. Excelente! (a saber, 2 2008 é um Apache S21 da Sambaíba :)

É tão simples. Veja esse vídeo:



Download


Para baixar em inglês, acesse a página internacional: Mep Photo Renamer

Como usar o Renomeador de Fotos

1 - Adicione imagens. Clique em Lista > Adicionar imagens. Localize todas as fotos desejadas. Pode ser do computador ou de um cartão de memória, se estiver conectado ao computador, mas recomendamos selecionar do computador para ir mais rápido. Se quiser adicionar imagens de pastas diferentes, repita o procedimento. Para selecionar várias imagens, na janela de seleção segure CTRL (Control) enquanto clica em cada uma, ou tecle CTRL + A (funciona na maioria dos sistemas).

2 - Selecione a primeira na lista. Digite o nome desejado no campo de texto do programa (facilmente identificável). Não digite a extensão, ela fica num campo separado e por padrão será a mesma do original. Ao digitar o nome o programa troca automaticamente os espaços pelo sublinhado (underline). Se não quiser isso, desative no menu Mais opções.

3 - Digitou o nome, tecle ENTER. Ele renomeará a foto. Fazendo isso ele já vai para a próxima foto. Digite o nome, tecle enter, e já vai para a próxima... Faça isso até terminar.

Dica: se forem muitas fotos e você não for conseguir terminar tudo, clique em Lista > Salvar lista. Na próxima vez que abrir o programa, clique em Lista > Carregar lista.

Antes ele era um programa comercial, mas foi liberado gratuitamente para Windows e Linux - custando um pequeno preço para Mac. Veja mais detalhes e baixe em:

http://www.viamep.com/renamer/

Limitações do programa

Ele só trabalha com imagens JPEG/JPG, PNG e BMP por enquanto. Dependendo do sistema operacional e nome do arquivo, pode ser que ele não consiga abrir a imagem, por conter caracteres inválidos no nome ou algum caractere unicode não reconhecido, mesmo que aparentemente o arquivo esteja normal. Em caso de problemas, experimente copiar as imagens para uma nova pasta e então chamar essa nova pasta nele.