Mep Spy - Um espião de Orkut, MSN, sites pornôs... Para segurança familiar.

Freeware, disponível em português e inglês
O Mep Spy é um software "espião" para monitorar o uso do computador. Ele tira fotos de tela num intervalo pretederminado e salva tudo numa pasta, que você pode acessar mais tarde. É ideal para segurança familiar, para verificar o que seus filhos menores fazem na Internet na sua ausência.

Para baixar o Mep Spy, acesse o hotsite:

www.viamep.com/vmnet/downloads/mepspy

Segue abaixo o texto da divulgação criada com a primeira versão pública mais divulgada, publicada originalmente no site Guia do Hardware:

Estou trabalhando num programa de monitoria de computadores com Windows, especialmente projetado para pais monitorarem o que os filhos menores fazem na Internet. Existem algumas soluções comerciais do gênero, mas o que estou liberando é totalmente gratuito: Mep Spy.

Ele poderia ser definido como um "espião de Orkut, MSN, sites pornôs", etc. Claro que o uso da ferramenta deve ser feito de forma responsável, mas nada impede que seja usado para monitorar qualquer um que use o computador local, até namorado ou namorada, familiares, etc.

Os pais têm uma preocupação crescente hoje em dia: o que meu filho faz na web? Com quem conversa? Que tipo de informações pessoais, sensíveis, ele divulga para estranhos? Tudo isso você pode saber com o Mep Spy.

Basicamente ele tira "fotos de tela" (screenshots) num intervalo de tempo definido pelo administrador, salvando-as numa pasta que você pode consultar mais tarde. É recomendável ter alguns poucos GB livres na partição onde ficará a pasta, claro que depois de ver você pode (e talvez deva) apagar as imagens. O computador não ficará necessariamente "lento" por isso.

Mep Spy


Mep Spy


Com ele é possível ver praticamente tudo o que foi feito no computador: sites acessados, fotos e comunidades vistas no Orkut, conversas do MSN, e-mails lidos e enviados, chat pelo navegador, etc. O salvamento das imagens é automático, oculto e organizado em pastas por data e hora.

Além de capturar telas, ele já pode impedir o uso de determinados programas, matando periodicamente os processos pelos nomes dos executáveis - fica fácil bloquear MSN, jogos ou navegadores comuns. Por exemplo, caso você resolva dar um castigo de ficar "sem internet" por um tempo ao filho, poderia colocar nomes como iexplore.exe, firefox.exe, chrome.exe, opera.exe, safari.exe, etc, na lista de bloqueios.

Mep Spy


Ele pode bloquear também o gerenciador de tarefas e editor do registro (regedit.exe), dificultando para o usuário fechá-lo - naturalmente usuários avançados saberão se virar, isso seria impossível prevenir (bastaria usar um liveCD para acessar sites proibidos...). O foco do programa é segurança familiar. Ele não envia as imagens pela internet, funciona totalmente off line, voltado ao computador local.

A senha padrão é explorando.com.br (tudo em minúsculas, sem www). Você pode alterá-la quando quiser.

Para usar, basicamente defina uma senha, escolha uma pasta um pouco escondida para guardar as fotos de tela e ative a inicialização automática. Recomendo fazer logoff ou reiniciar para se habituar ao programa, usar o computador por alguns minutos e verificar na pasta se as imagens realmente foram gravadas.

Quando ele iniciar automaticamente ou estiver oculto, o atalho dele no menu Iniciar não responderá e chamar o executável manualmente também não adiantará (isso é proposital, para segurança). Para desativá-lo com ele em execução, tecle CTRL + ALT + F7 e digite a senha. O atalho por enquanto é fixo, mas em breve você poderá definir a combinação.

O programa é dado como "beta", está em desenvolvimento, mas já funciona - irei adicionando recursos no futuro. A versão atual é 0.4. Peço que reportem bugs ou indiquem sugestões, qualquer coisa me escrevam em marcos arroba viamep.com.

No Windows Vista ou Seven ele funciona devidamente com uma conta de usuário limitado, sem exibir a tela do UAC quando é iniciado de forma oculta no modo de monitoramento. Mas a senha do programa só pode ser alterada por um administrador (com UAC ativo, ele pedirá confirmação).

Várias pessoas que experimentaram o programa desde as primeiras compilações elogiaram bastante, ele cumpre a tarefa que se propõe de forma fácil e direta. Espero que possa ser útil :)

É provável que no futuro ele seja marcado como spyware ou vírus, visto que é uma ferramenta de espionagem - bastará ignorar o aviso e liberá-lo na sua ferramenta de segurança, pode confiar.

Clipping sobre as versões do Mep Spy