Obrigado por baixar o Mondego Player!

www.mondegoplayer.com


Se você gostar, indique aos seus amigos :)


Algumas dicas iniciais para o melhor uso dele:
Vale a pena ler pelo menos a primeira seção, se você tiver preguiça... :P


  • Fácil: Sem complicação para adicionar músicas: você pode arrastar pastas e arquivos para cima da tela dele. Ele vasculhará dentro das pastas em buscas de músicas.

  • Prático: Se a associação de arquivos estiver marcada, você poderá abrir arquivos mp3, wma, aac, wav, ogg e m4a apenas clicando duas vezes nos arquivos nas pastas do Windows. O Mondego não vai limpar sua lista quando você fizer isso (vários players malditos limpam a lista nessas ocasiões). Ele vai adicionar as novas músicas ao final da lista, sem incluir repetidas!

  • Mais prático ainda: De que adianta ter uma lista grande se precisa ficar rolando a tela pra achar a música que você quer? Digite no campo de busca um trecho do nome do arquivo da música, se ela estiver na lista, vai aparecer. Isso é fantástico para quem tem listas grandes. E, diferente dos outros players, é tudo na mesma janela, oferecendo uma excelente praticidade não encontrada em boa parte dos players do mercado.

  • Favoritos: Está ouvindo uma música e gostou dela, mas pretende limpar a lista? Então adicione-a aos favoritos! Apenas clique com o botão direito nela... ou tecle CTRL+D.

  • Web rádios: No Mondego a lista de rádios é separada da playlist principal. Isso permite que você curta de boa suas músicas sem ser interrompido por uma rádio, mesmo no modo aleatório.

  • Grave rádios da Internet! Você pode gravar web rádios com o Mondego. Clique no botão de gravação enquanto ouve uma rádio, escolha onde salvar e digite um nome de arquivo com a extensão correspondente. Para interromper, clique novamente no botão de gravar. Se a conexão for instável, deixe marcado o “Nunca interromper”. Assim o Mondego tentará se conectar continuamente (até que você páre) sem interromper a gravação. Ao gravar, os outros controles do programa ficam desativados.

  • Pastas inteiras de uma vez: Sabe aquela pasta que sempre tem música nova? Adicione ela na lista de pastas. Depois você carrega todas as músicas dela dando um duplo clique na pasta favorita. E isso sem incluir repetidas: se a música já estiver na lista, o Mondego não adiciona novamente.

  • Pastas monitoradas: Se você quer mais praticidade ainda, pode marcar para sempre carregar as músicas das pastas favoritas ao abrir o programa. Isso pode pesar em computadores mais lentos, mas ainda assim é muito bom :)

  • Que música era aquela? Por fim, todas as músicas tocadas (terminadas) são adicionadas na aba “Tocadas”. Isso é bom para quando você deixa o player no modo aleatório, acabou uma música e você quer voltar a ela – mas já não lembra ou não sabe qual é. Essa aba é limpa toda vez que o programa é aberto, mas se clicar nela com o direito poderá salvar a lista dela também.


Dicas extras:

  • Busca mais rápida: Clique com o direito no campo de busca e a seguir em Editar lista. Adicione os nomes de artistas ou trechos dos nomes do arquivos desejados, um em cada linha. Na próxima vez não precisará digitar o mesmo termo, é só clicar na lista... Assim você sempre achará rapidamente as músicas dos artistas que mais gosta.

  • Aleatório embaralhado randômico: Se no modo aleatório algumas músicas se repetirem, você pode embaralhar a lista toda (clique no menu ou com o botão direito, vá em Playlist de Músicas e clique em Embaralhar lista). Aí desative o modo aleatório e deixe tocar em sequencia, só que será uma sequencia aleatória onde não vai repetir músicas até chegar ao final da lista :)


Você teria uns 5 minutinhos?

  • Por favor, responda à nossa pesquisa sobre tocadores de música para PC!
    Clique aqui para abrir a pesquisa
    É uma pesquisa rápida sobre o que você achou do Mondego, poderá deixar sugestão de recursos, e o mais importante para nós: dizer o que você ama e odeia no seu tocador de música atual (para tornar o Mondego melhor). Não exigimos cadastro nem identificação, a pesquisa pode ser completamente anônima.



Colabore!

  • O Mondego é gratuito. Se gostar, indique para seus amigos, publique no seu site ou blog, Twitter, etc. É uma forma que não vai lhe custar quase nada e que pode ajudar imensamente o programa, visto que ele é novo – mas veio para ficar!

  • Viu erros? Reporte para dev arroba viamep.com (sem br). Não podemos garantir respostas individuais, mas tenha certeza que isso ajudará muito, pois serão checados diretamente pelos desenvolvedores. Procure informar com exatidão o que ocorreu, quando ocorreu, o que você fazia, a versão de Windows que usa, se era conta de administrador ou não, se o UAC do Windows Vista ou 7 estava ativo ou não, etc. Quanto mais detalhes fornecer (mas também sem exagerar) fica mais fácil para tentarmos reproduzir o problema.
    Veja um exemplo ruim que não ajuda os desenvolvedores:
    Apareceu uma mensagem de erro só com um botão de OK e fechar.”
    Agora um exemplo bom, que ajudaria a detectar a causa do problema:
    Eu cliquei em Skins, escolhi Trocar skin e selecionei um novo, mas apareceu uma janela de erro com isso escrito...<etc>”
    Isso é opcional, você não precisa se preocupar em nos mandar e-mails, mas a detecção de erros ajudará bastante para que o programa fique mais estável.


Muito além de música... Quer mais?

  • Estamos trabalhando também num player de vídeo! Ele pretende oferecer as mesmas facilidades do Mondego, com a busca na playlist em tempo real, favoritos e pastas favoritas, e pode tocar música também. É o Mondego MP (Media Player). Você pode baixá-lo em:
    https://sourceforge.net/projects/mondegomp/
    Ele está apenas em inglês, mas não tem muito segredo. No link acima há alguns screenshots dele (imagens de tela). Clique em “Download now”. Note que ele é beta, não está completo ainda. Ele tem uma playlist básica embutida na tela principal (útil para quem tem monitor pequeno) e uma playlist solta, no estilo do Mondego mesmo, útil para uso em monitores maiores.
    Ele usa o poderoso
    MPlayer, software open source que reproduz sem problema a maioria dos formatos de áudio e vídeo (a lista de compatibilidade é enorme mesmo), incluindo também streaming de áudio e vídeo (com opção de gravação).


Problemas conhecidos

  • Ao trocar de skin pode aparecer uma mensagem de erro, mas aparentemente ela não interfere no uso do programa. Estamos trabalhando para resolver.

  • Por enquanto o Mondego não trabalha com tags das músicas (ele exibe na barra de status mas não usa na playlist). Isso será adicionado no futuro (e será opcional, afinal ser como é, sem tags, deixa o player bem mais leve).

  • Em raras situações o programa pode travar ao gravar rádios, isso ocorreu no Windows Vista de 64-bit, mas foi uma coisa esporádica: na maioria das vezes funcionou normalmente.

  • Atualmente ele não grava streaming do Windows Media, mas grava bem MP3 e AAC (a maioria das rádios shoutcast, escolha player para Winamp ao baixar).

  • Ele não toca WMA com DRM. Não pretendemos incluir suporte a essa coisa. O DRM tira a liberdade de poder ouvir suas músicas quando e como quiser, o que fere princípios básicos de ética humana.

  • Ainda não há versão portable, mas está nos planos. Logo, logo sairá uma que não precisa instalar e já carrega as músicas da pasta dele (útil para uso em pendrives).


Isenção de responsabilidades

  • O Mondego é gratuito, pode ser redistribuído livremente desde que sem modificações. Porém, sendo gratuito, não é fornecido nenhum tipo de garantia. Você usa o programa por seu próprio risco e responsabilidade. Acreditamos dar o melhor de nós ao trabalhar nele, mas como todo programa, também pode ter seus pontos fracos e/ou não atender a todas as suas expectativas.

Mep Mondego Player – Copyright © 2010 Mep Produções
www.mondegoplayer.comPolítica de privacidade