Clique aqui para voltar à tela inicial da ajuda


Parâmetros na linha de comando para a instalação


O programa de instalação compilado aceita alguns parâmetros passados na linha de comando. Você pode utilizá-los em tempo de projeto, através do menu Executar > Parâmetros..., ou em tempo de instalação, chamando o programa de instalação a partir de outro programa ou de um arquivo .bat. Veja a seguir os parâmetros válidos para esta versão do Mep Installer.

/SP- Desabilita a janela de pergunta Este programa irá instalar... Deseja continuar? no início da instalação. Ele não terá efeito se a diretiva DisableStartupPrompt da seção [Setup] estiver configurada para yes.

/SILENT, ou /VERYSILENT Faz uma instalação silenciosa. /SILENT não exibe a janela de fundo, nem pergunta nada nem passa pelas telas do assistente. Apenas a tela de progresso é exibida. As opções de instalação ficarão com o valor padrão, do mesmo modo que ficariam se o usuário fosse clicando em Avançar sem alterar nada. Já com o parâmetro /VERYSILENT o programa de instalação não mostra nada, nem mesmo a tela de progresso. Ele instala até de uma forma mais rápida, porque não depende da intervenção do usuário. É comum que erros ocorridos na instalação sejam exibidos na forma de caixas de mensagens, como por exemplo, um nome de pasta inválida. Certifique-se de que o arquivo de projeto não contenha erros se for utilizar um desses comandos. Se você desabilitar a pergunta de entrada, com a diretiva DisableStartupPrompt=yes na seção [Setup], ou com o comando supra-citado /SP-, as mensagens não deverão aparecer.

Se a instalação exigir que o computador seja reinicializado, e o comando /NORESTART não for utilizado (veja mais adiante), então o programa de instalação exibirá no final uma mensagem do tipo "Reiniciar agora?". Se você estiver utilizando o comando /VERYSILENT, ele então reinicializará sem perguntar nada - a menos que você dê o comando /NORESTART.

Observação: Se a instalação estiver protegida com um número serial ou senha, os parâmetros /SILENT e /VERYSILENT serão ignorados.

/NOCANCEL Impede que o usuário cancele a instalação após o início da extração dos arquivos, ou seja, quando ele clicar em Instalar. O botão "Cancelar" ficará desabilitado, e os cliques no botão "Fechar" serão ignorados. É útil para se utilizar com /SILENT.

/NORESTART não permite que o instalador reinicialize o computador se for necessário.

/LOADINF="nome_do_arquivo" instrui o programa de instalação a carregar as configurações especificadas a partir do arquivo indicado. Este arquivo de configurações pode ser preparado utilizando-se o comando "/SAVEINF=", e depois poderá ser editado. Veja sobre ele mais abaixo.

Não se esqueça de utilizar aspas se o nome do arquivo contiver espaços.

/SAVEINF="nome_do_arquivo" instrui o programa de instalação a salvar as configurações de instalação no arquivo especificado. Utilize aspas se o nome do arquivo contiver espaços.

/DIR="X:\nome_da_pasta" Substitui o nome da pasta de instalação padrão a ser exibido na tela da seleção de pasta de instalação. O caminho completo deve ser especificado. Se a diretiva DisableDirPage da seção [Setup] estiver configurada para yes, este parâmetro da linha de comando será então ignorado.

/GROUP="nome da pasta" Substitui o nome da pasta padrão para se criar os atalhos do programa no menu Iniciar, na tela que permite configurá-lo. Se a diretiva DisableProgramGroupPage na seção [Setup] estiver configurada para yes, esse comando será ignorado.

/NOICONS Instrui o programa de instalação a desmarcar inicialmente o item "Não criar nenhum ícone" na tela da seleção da pasta do menu Iniciar.

/COMPONENTS="lista dos nomes dos componentes separados por vírgula" Na tela da seleção dos componentes, os componentes declarados aqui serão selecionados para a instalação, e o tipo da instalação será marcado para "Instalação personalizada".


Parâmetros na linha de comando para a desinstalação


O programa de desinstalação (unins???.exe) aceita também um comando passado como parâmetro na linha de comando. Ele pode ser útil para chamar a desinstalação a partir de um outro programa.

/SILENT O desinstalador não fará nenhuma pergunta ao usuário, e desinstalará imediatamente o programa. Ele também não mostrará a mensagem falando que o programa foi desinstalado. Os arquivos compartilhados que estiverem por um longo tempo sem uso serão excluídos automaticamente, sem nenhuma pergunta. Porém, se surgir alguma mensagem de erro crítica, esta sim será apresentada numa caixa de diálogo.


Clique aqui para voltar à tela inicial da ajuda