Clique aqui para voltar à tela inicial da ajuda


Mep Installer ST
Recursos diferentes, praticidade avançada e estabilidade garantida


O Mep Installer ST foi otimizado para garantir uma instalação mais personalizável e segura. Os modos de instalação silenciosa agora existem não apenas através da linha de comando, mas diretamente na compilação, com uma nova diretiva. A senha de instalação foi reforçada, sendo verificada em diversos momentos da instalação. A nova tela de escolha do modo de instalação faz com que a instalação do seu programa seja feita facilmente por qualquer usuário. Foi também adicionado o registro de usuário, vindo do Mep Installer ++. Você pode proteger o programa de instalação, e automaticamente o seu bolso. O número serial será gerado com base no nome de usuário, na organização e em alguns dados da aplicação, inclusive em uma senha de compilação que você define. Sistemas inteligentes verificam o número serial em etapas aleatórias da instalação, para evitar qualquer quebra por parte de algum hacker. E uma integração visual ao estilo do Mep Installer KK: a possibilidade de um modelo de assistente de instalação com a tela maior, no estilo da instalação do Office. Para otimizar o ambiente de trabalho, o Mep Installer ST passa a trabalhar em dois modos: básico e avançado. No modo avançado alguns recursos a mais ficam disponíveis, como o da proteção por número serial e registro de usuário.

O objetivo do Mep Installer ST é substituir as versões anteriores, Mep Installer Personal Edition e Mep Installer ++, fundindo-as numa só, com recursos avançados de segurança e proteção, e também com mais liberdade e personalização. Com a integração visual no estilo do Mep Installer KK, passa de certa forma a substituir este também. Todos os recursos do Mep Installer ++ estão inclusos também no ST. Agora todos são gratuitos e podem ser utilizados livremente.

Instalação silenciosa - uma nova forma de fazer
Na seção [Setup], você pode utilizar a diretiva InstallMode. Ela pode ter os valores Normal, Silent e VerySilent. O modo normal é o padrão, o silent exibe apenas a tela de progresso da extração dos arquivos, e o verysilent não exibe nada, absolutamente nada, e instala o programa com as opções definidas. Obs.: se você utilizar a diretiva InstallMode com os valores silent ou verysilent, qualquer proteção com senha será ignorada, e nem será compilada. O programa então será instalado sem exibir nenhuma informação. Se a instalação estiver protegida por um número serial e for utilizado o modo silent, ela será interrompida pelo verificador de integridade de registro. No modo de atualização (com UpdateApp) ou com os parâmetros pela linha de comando, o Mep Installer não deixará instalar sem a senha nem os dados de registro, se forem requeridos. Se você utilizar a diretiva UpdateApp=yes, a diretiva InstallMode será ignorada.
Obs.: na versão gratuita do Mep Installer, a opção "verysilent" não está disponível através da diretiva de compilação, mas pode ser usada pela linha de comando do instalador. Esta medida foi tomada para evitar abusos, visto que a instalação oculta ficaria totalmente liberada.

Estilo visual do Mep Installer KK
Agora é possível deixar o programa de instalação com um outro visual, semelhante às telas de instalação do Microsoft® Office® 2002 ou 2003. Para isso basta definir a diretiva KKStyle=yes na seção [Setup]. É necessário ter o plug-in KKStyle instalado.
A tela de desinstalação será aplicada de forma diferente do modo normal, ficando menor.

Registro de usuário - proteja uma instalação com número serial e dados de registro
O Mep Installer está agora mais prático. Você compila o programa de instalação uma única vez, e com o "Gerador de registro" você libera as instalações. Você pode, por exemplo, compilar o programa e disponibilizá-lo em CDs ou na Internet. Quando um usuário adquirir o produto, você gera um número serial para ele, para que possa instalar sua aplicação.

Este sistema utiliza codificações extremamente avançadas, baseadas em MD5 e no sistema SWG32, além de algumas outras funções utilizadas inicialmente para uso interno dos produtos do Grupo Mep Produções. O nome de usuário e organização, juntamente com alguns dados da aplicação, serão codificados, utilizando-se para isso a senha de compilação, que você define. O resultado será uma pequena "string" codificada novamente, formando assim o número serial (um código alfa-numérico). Durante a instalação, o mesmo será verificado e comparado com as informações da aplicação e com o nome e organização digitados, permitindo ou não a instalação. Os dados de registro serão verificados ainda em etapas aleatórias da instalação, por sistemas diferentes, e caso alguma irregularidade ou tentativa de quebra seja detectada, a instalação será interrompida imediatamente.

Nas versões anteriores o programa de instalação era compilado com um número serial único. Desta forma, para cada número serial você deveria compilar o projeto novamente. Isso em programas grandes pode levar mais tempo, embora consideramos a forma mais segura, pois "menos distribuições completas da sua aplicação estariam circulando", e o registro de uma instância do programa de instalação não valeria para outra. Este método pode ainda ser obtido se você definir uma senha, e passar senhas diferentes para usuários diferentes. A senha de instalação é diferente da senha de compilação, e pode ser definida pelo uso da diretiva Password, na seção [Setup]. Você pode utilizar a proteção por senha juntamente com um número serial, aumentando ainda mais a segurança.

Como proteger o programa com um número serial
Você define uma senha de compilação no arquivo de projeto, e configura algumas diretivas especiais na seção [Setup]. O programa de instalação exibirá então a tela que solicita os dados de usuário e o número serial para a instalação. Você deverá gerar os registros e passar aos usuários, através do menu "Ferramentas > Gerar registro para usuário", na tela do compilador. No processo de geração do registro você deverá informar a ID da aplicação que será registrada, o nome de usuário e a organização de registro, e a senha utilizada na compilação. O número serial será gerado com base nestes dados, e você poderá passá-los então ao seu usuário. Clique aqui para ver estas diretivas, com exemplos, pois elas não estão listadas na página da seção [Setup].

Atualização inteligente do seu programa
O Mep Installer ST tem uma ferramenta especial para atualizar versões da sua aplicação. Quando você criar o projeto de instalação, poderá decidir se a aplicação será atualizada automaticamente no futuro ou não. Desta forma, compilando-se as versões de atualização, elas só se instalam se sua aplicação já estiver instalada, e a instalação não passa pelas telas tradicionais, de modo semelhante ao modo de instalação silenciosa. Clique aqui para ler mais sobre isso e veja como implementar atualizações da sua aplicação.


Clique aqui para voltar à tela inicial da ajuda